Cuidados de beleza em época de Coronavirus

Estamos vivendo uma situação crítica a nível mundial, e o motivo dessa crise é o Coronavirus (COVID-19), que todas vocês já devem estar cansadas de ouvir falar mas que precisamos reconhecer o quanto a disseminação desse vírus está crescendo exponencialmente e rapidamente aqui no Brasil (e em outros países pelo mundo). Nesse momento é importante trocar o excesso de pânico e preocupação por conscientização, informação e responsabilidade. Que o nosso ego fique de lado, pois não se trata apenas de nós, o vírus é uma pandemia global e pede por senso de coletividade, ou seja, mais empatia e cuidado com o próximo!

Nesse momento estamos sendo aconselhadas pelos órgãos públicos e profissionais de saúde a estarmos mais reclusas, e evitar ao máximo o convívio social e principalmente aglomerações e espaços fechados. Segundo especialistas, o vírus se propaga através das vias respiratórias (tosse, espirro, fala, respiração…), por isso devemos evitar o contato próximo com qualquer pessoa (abrindo mão de beijos, abraços, aperto de mão ou qualquer outro contato físico), além disso a transmissão também poder ser através de superfícies infectadas (onde alguém com o vírus possa ter tocado, por exemplo).

As consequências da transmissão e rápida propagação, além de contrairmos uma doença, é a sobrecarregar do nosso sistema de saúde colocando em risco a vida de muita gente, principalmente daqueles que fazem parte do grupo de risco: pessoas acima de 60 anos e/ou quem já tenha doenças crônicas, problemas respiratórios/pulmonares e imunodeprimidos. (Para informações mais claras e aprofundadas, favor acessar o site do ministério da saúde, clicando aqui!)

Image result for cuidados corona virus
aimagem do site “A Gazeta”

Além das atitudes básicas de higiene que estão sendo recomendadas para conter o vírus (como lavar bem às mãos, evitar tocar as mãos no rosto – principalmente nariz, olhos e boca -, proteger boca e nariz ao tossir ou espirrar – evitando usar as mãos e sim lenço de papel – que deve ser descartado logo em seguida – ou a região de dentro do cotovelo, e usar a todo o tempo alcool gel de concentração 70%), em nossa rotina de beleza, também devemos ter muitos cuidados importantíssimos, e eu resolvi enumerá-los para ajudar nessa onda de conscientização e empatia:

Image result for manicure
imagem retirada da internet

1. Evite frequentar salões de beleza durante esse período!

Até que a situação se normalize, o ideal é evitarmos os salões de beleza. Além de ser local fechado e em muitos casos com muitas pessoas prestando e recebendo serviço, qualquer serviço que tenhamos que fazer lá – unhas, cabelo, maquiagem, depilação – envolve o contato físico e aproximado, a utilização de materiais compartilhados, exigindo ainda mais higienização, e nem sempre sabemos se o local e os profissionais estão tomando as devidas precauções. Sabemos que nesse período esse tipo de setor e os profissionais atuantes nele podem sofrer séria crise economica, nesse caso, podemos optar por chamá-los para um atendimento domiciliar (certificando de que em casa podemos ter maior controle e tomarmos as devidas precauções) ou priorizar esses locais e profissionais depois que todo esse estado de alerta passar (não os abandone!), mas nesse momento devemos ser conscientes e pensar no bem coletivo.

2. Adie seus tratamentos de beleza

Se você é apaixonada por saúde e estética e não abre mão de uma boa drenagem, e até outros procedimentos com aparelhos, as recomendações são as mesmas do salão de beleza. Se tiver uma pessoa que te atenda a domicilio, prefira essa opção e certifique-se de que você , as pessoas que moram com você e quem vier te atender não esteja com sintomas ou não tenha tido contato com alguém doente nos últimos dias, e lembre-se de tomar cuidado para não usar um produto que esteja sendo compartilhado com outros clientes, peça para que a profissional use luvas e máscaras e tente evitar o que possa ter sido usado em outras pessoas em um curto período de tempo.

Image result for compartilhar maquiagem

3. Não compartilhe suas maquiagens e produtos de beleza!

Compartilhar nossos batons, máscaras, blush, pincéis e todos os outros produtos de beleza é um prato cheio para a transmissão não só do vírus COVD-19, mas de muitos outros vírus, bactérias e fungos, por isso o ideal é acabarmos com essa mania de vez ou aprendermos a higienizar nossos produtos a cada vez que forem usados! Além disso, evite o máximo contratar maquiadores nesse período e experimentar maquiagens em lojas de cosméticos e farmácias, mesmo que os produtos pareçam higienizados. E lembre-se sempre de lavar os seus pincéis com líquidos a base de alcool e/ou detergentes/sabonetes antibactericidas. No caso de cremes, tonicos, seruns e outros produtos, certifique-se de que não está entrando em contato direto com a pele da outra pessoa – caso vá compartilhar – e lembre-se de deixar a embalagem sempre higienizada toda vez que usar.

4. Se exercite dentro de casa ou ao ar livre!

Muitos profissionais da saúde estão recomendando diminuirmos ou até cortarmos nosso hábito de ir a academia durante esse período, esse pode ser um verdadeiro habitat desse e de outros vírus, afinal, local fechado, muita gente, e todas essas pessoas dividindo aparelhos, pesos, corda, e outros materiais de treino, além do fator do suor e contato próximo. Nesse ambiente pode ser muito difícil manter uma higienização tão regular e eficiente, por isso, devemos focar em treinarmos dentro de casa – tem apps ótimos, como o Sworkit – ou fazer caminhadas/corridas ao ar livre. Se frequentar academias, não esqueça de limpar os objetos e aparelhos antes e depois do uso com papel e álcool.

Pois é, existem muitos cuidado e atenção que devemos passar a ter com mais frequência durante esse momento de risco e fragilidade à saúde pública. Não esqueçam de higienizar sempre seus produtos e cosméticos, mesmo que usando somente dentro de casa e individualmente. Hidrate-se e consuma frutas, legumes, vegetais e vitaminas diariamente afim de manter alta sua imunidade e proteja a si e as pessoas que ama!

Image result for rotina de beleza em casa
imagem retirada da internet

Sejamos positivas e também olhemos o lado positivo desse momento de isolamento e reclusão…

Podemos aproveitar as horas a mais em casa e a rotina – possivelmente – mais tranquila para colocar em dia nossos cuidados com a pele, cabelo e saúde física, mental e emocional. Faça hidratações e esfoliações caseiras, pratique a meditação, oração e reflexão, escreva sua lista de metas e intenções, trace planos, leia livros, coloque a séries em dia, experimente o home office, arrisque-se a cozinhar uma nova receita, assista filmes, faça terapia por skype, se inscreva em cursos online, desfrute mais tempo e atenção à quem mora com você <3 organize seu guarda-roupa, faxine a casa, separe roupas e objetos para doação, podemos tirar muitas lições benéficas desse período, não vibrem no medo e na dor, e sim no amor!

E lembre-se, se você tem a opção de tomar esses cuidados e aproveitar o tempo de isolamento para estudar, arrumar a casa, ter companhia, cuidar de si e de outros você já é muito privilegiado. Vamos agradecer por infinitas possibilidade :)

Que tudo passe logo e todas vocês fiquem bem!

Beijos

Mari

Mariana Henriques

"Geminiana com Ascendente em Aquário e Lua em Câncer, essa sou eu, a Mari! Formada em Comunicação Social desde 2014

Perguntas?

Colaboradores